Emilia Pires

  • Da
  • Imagem
  • à
  • Escrita

A fotografia e eu

O meu interesse pela fotografia começou teria eu uns dez anos, quando o meu pai me deixava entrar naquele quarto escuro, que tinha uma luz vermelha acesa, e onde se dava a magia de aparecerem no papel, mergulhado naqueles tabuleiros, as Welwitschias e as cabras de leque que ele fotografava pelo deserto, mesmo ali  atrás da nossa casa. Um homem do povo mucubal foi o meu primeiro modelo. A garotagem segredava que os mucubais cuspiam quando passavam por nós e lançavam feitiços. O meu pai fez-me compreender que isso era superstição e ensinou-me a conviver com aquele povo encantador e sábio que me transmitiu a importância da gratidão pelos antepassados, o valor da família e o significado dos rituais, das danças para celebrar nascimentos, funerais, casamentos, guerras etc… Esses preciosos ensinamentos viriam mais tarde fazer brotar em mim a vontade de os passar a todos os que vivem à minha volta. O tempo correu num pulo. Deixei o Kalahari que me fascinava e voltei para Lisboa para estudar. Já não havia mucubais, nem deserto e miragens, nem quarto escuro e eu já não era mais menina. Com o meu primeiro ordenado comprei uma máquina fotográfica. Andava sempre com  ela  e fotografava tudo o que me encantava. Principalmente paisagem e cenas da natureza. Casei e fui mãe. Entre família, casa e emprego  arrumei a câmara. Nem havia sequer espaço para pensar em fotografias. Agora, que os filhos já saíram de casa, aquele bichinho que viveu sempre dentro de mim, talvez um feitiço dos mucubais desde o dia em que fiz a minha  primeira foto e lhes “roubei a alma”, voltou a ratar forte. Hoje em dia tenho a Canon como companheira dos meus dias e a caneta com a qual rabisco permanentemente lembranças desses tempos passado no deserto convivendo com mucubais pelos quais guardo uma admiração, respeito e gratidão profundas.

Últimos artigos

Sente alegria
20 de Julho, 2022

Sente alegria hoje. Permite-te ver as situações boas e bonitas deste dia. Percebe como tudo e todos à tua volta te respondem no mesmo tom positivo em que te encontras.

O outro
13 de Julho, 2022

A opinião dos outros trava-te! O que eles podem pensar e dizer amarra-te! O outro não é senão uma projecção de ti a mostrar-te o que precisas trabalhar para te soltares das correntes que te prendem. Liberta-te. Vai. Mostra ao Mundo quem és.

Errar
4 de Julho, 2022

"Errare humanum est" Assumir o erro.Não persistir nele.Olhá-lo como uma grande oportunidade de aprendizagem.

A culpa é do outro
3 de Julho, 2022

Quando tudo o que acontece é sempre culpa do outro, há aí qualquer coisa que não joga. Ou é o pai, ou a mãe, o marido ou a esposa, o filho, o patrão, o amigo ou o governo, ou porque está calor ou muita humidade, eu sei lá. Não será que esse outro é apenas uma projecção de nós próprios?

Confiar no Universo
15 de Junho, 2022

Quando nos sentimos perdidos na imensa floresta da vida, precisamos saber e confiar que o Universo nunca nos deixa sem saída. É um convite a parar, fazer uma retrospectiva ao caminho percorrido e acreditar que, mais adiante a nossa luz sairá da sombra e brilhará de novo.

Aceitar o outro
30 de Maio, 2022

Os ventos das vidas fizeram de cada um aquilo que ele é. Não temos como mudá-lo. Aceitemos a sua forma de ser procurando respeitar, compreender, amar e admirar a sua beleza.

A Culpa
29 de Maio, 2022

A culpa é uma pesada mochila no caminho da vida. Liberta-te dela e segue leve e livre ao encontro de ti.

O convite
24 de Maio, 2022

Pelo caminho serás muitas vezes convidado a recordar quem és e o que vieste fazer. Confia, entrega, aceita e agradece.

A caminho
22 de Maio, 2022

A vida é demasiado preciosa para nos deixarmos abater pela negatividade que nos rodeia. Ergamo-nos acima dela e chamemos os amigos a vir connosco. 1Manuela Dentinho Macias

Não esperes mais, vai...
20 de Maio, 2022

Não esperes pela inspiração. Encontra-a pelo caminho.Não esperes o momento certo. Ele está ali à tua espera.Não esperes que a vida seja como queres. Ela será o que fizeres dela.Não esperes. Faz acontecer.Tudo te será revelado no exacto momento quando estiveres preparad@.Não esperes mais, vai.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy